Megaoperação policial no Rio de Janeiro deixa ao menos 64 mortos e mais de 100 presos

Megaoperação policial no Rio de Janeiro deixa ao menos 64 mortos e mais de 100 presos

Foto: Governo do RJ (Reprodução)

Armas apreendidas nesta terça-feira durante a Operação Contenção

*Esta matéria foi alterada às 19h38min de terça-feira para atualização no número de mortos e outros detalhes da operação.


O governo do Estado do Rio de Janeiro informou que a operação das polícias Militar e Civil deflagrada nesta terça-feira (28) na região dos Complexos da Penha e do Alemão deixou ao menos 64 pessoas mortas, incluindo quatro policiais – dois civis e dois do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope). Os policiais foram mortos em tiroteio na área de mata do Complexo do Alemão. Até a tarde desta terça, o número de presos já ultrapassava 100, muitos deles ligados a uma facção criminosa do Pará escondida no Rio. A Operação Contenção mobiliza 2,5 mil policiais civis e militares.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O governador do Rio, Cláudio Castro, não detalhou todos os feridos porque a operação ainda está em andamento. Ele participou de reunião com agentes das forças de segurança no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na região central da cidade. A operação busca capturar lideranças criminosas do Rio e de outros Estados, além de impedir a expansão territorial do Comando Vermelho. Os dois complexos abrigam 26 comunidades e contaram com apoio de promotores do Ministério Público Estadual. A ação foi planejada após mais de um ano de investigação e a obtenção de mandados de busca, apreensão e prisão pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).


Durante a operação, criminosos usaram drones para lançar bombas contra a polícia e receberam ordens para fechar vias importantes da cidade. A Linha Amarela precisou ser interditada, assim como trechos da Avenida Brasil, Estrada Salazar Mendes de Morais e diversas ruas de Jacarepaguá, além de avenidas no Méier e Engenho Novo, onde ônibus foram atravessados como barricadas. A Polícia Militar colocou toda a tropa de prontidão, inclusive pessoal administrativo. Universidades como UFRJ, Uerj e unidades da Faetec suspenderam suas atividades. Até o momento, mais de 75 fuzis, pistolas e granadas foram apreendidos na ação.

Operação contra receptação de fios de operadoras de telefonia resulta em duas prisões em Santa Maria Anterior

Operação contra receptação de fios de operadoras de telefonia resulta em duas prisões em Santa Maria

Trecho da Rua Duque de Caxias é liberado após obras de recapeamento Próximo

Trecho da Rua Duque de Caxias é liberado após obras de recapeamento

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI